Como colocar os adesivos refletivos corretamente

Como colocar os adesivos refletivos corretamente

Ser caminhoneiro é fazer parte de um grupo de pessoas que possui uma das profissões mais difíceis e cansativas de todas. Por mais que você seja um motorista com muita experiência nas rodovias, pode ser que esteja deixando passar alguma regulamentação acerca do uso correto de acessórios para o seu caminhão, como é o caso dos adesivos refletivos. Muitos pensam que é necessário conter o adesivo apenas na parte traseira inferior, mas não é bem assim. Existe todo um padrão que deve ser seguido para a utilização desses acessórios e neste artigo vamos abordar um pouco mais sobre essas faixas tão importantes.

O que são os adesivos refletivos

Os adesivos refletivos são faixas com microprismas retrorrefletivos, materiais que reagem à luz e emitem um brilho, com o intuito de tornar os veículos mais visíveis nas estradas, para que em situações de pouca visibilidade, como, por exemplo, em chuvas fortes, nevoeiro, ou falta de iluminação, os caminhões estejam devidamente evidentes por questões de segurança. Dessa forma, é possível ter noção das dimensões do veículo, seja o comprimento, a largura ou a altura. Foi regulamentado o seu uso em 2010, tornando-o obrigatório em todo o território nacional. 

Os adesivos devem ser colocados na parte traseira e nas laterais dos caminhões e podem ser de diferentes cores de acordo com a especificidade do veículo. 

Como colocar os adesivos refletivos corretamente

Existem recomendações acerca de onde devem ser colocados os adesivos e a área de cobertura dessas faixas seguindo um padrão para todos os caminhões. Nas laterais, é necessário cobrir uma área 33% da extensão de cada lado, de forma a delinear as extremidades do automóvel. 

Já na traseira, onde a presença do adesivo é mais importante, ele deve cobrir uma área de 80% da extensão das bordas, além de estar presente também em toda a extensão do parachoque do caminhão.

No entanto, sabe-se que existem diversos modelos com diferentes formas e nem sempre vão seguir esse padrão. Portanto, vamos listar aqui detalhadamente de que forma devem ser colocados esses acessórios em alguns dos tipos de veículo, que são mais comuns. 

  • Em furgões e baús: A posição dos acessórios, nos cantos superiores e inferiores da traseira e laterais, poderá ser ajustada para evitar os obstáculos, de modo que demonstre a forma e dimensões da carroçaria do veículo.
  • Em porta-container: Deverão ser aplicados os dispositivos, nas laterais e traseira, ao longo da borda inferior, acompanhando o perfil da carroçaria.
  • Em guinchos, guindastes e transportes de lixo: Os dispositivos deverão ser afixados horizontalmente na borda inferior, das laterais e traseira, acompanhando o perfil da carroceria
  • Outros veículos de carga: Em quaisquer outros tipos de veículos, cujas condições estruturais dificultem a aplicação do dispositivo refletivo de segurança, os adesivos deverão ser afixados na estrutura auxiliar e na carroçaria do veículo que permita a aplicação do dispositivo.

Sabendo dessas especificidades, agora é possível, finalmente, colocar os adesivos. O processo é muito simples: basta limpar com álcool as áreas em que serão colados os acessórios para que nenhuma poeira, gordura ou qualquer outro resíduo interfira o no processo de colagem. Feito isso, basta tirar a liner protetora do adesivo e, cuidadosamente, colar na superfície do caminhão, atentando sempre para respeitar o ângulo de noventa graus para que ao final, estejam alinhados e retos. 

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rota 101 e 116

 

Em Breve a Disposição.

×asdf