Como saber qual Adesivo Refletivo devo colocar no caminhão?

Como saber qual Adesivo Refletivo devo colocar no caminhão?

Como saber qual Adesivo Refletivo devo colocar no caminhão?

 Como saber qual Adesivo Refletivo devo colocar no caminhão? Os adesivos refletivos para caminhão são acessórios obrigatórios nas rodovias brasileiras e podem contribuir para a redução de acidentes nas estradas se forem colocados corretamente.

 Talvez você saiba que os adesivos refletivos são obrigatórios para veículos como caminhões, ônibus e motocicletas, mas você sabia que existem tipos diferentes de adesivos e que eles podem te ajudar a identificar melhor um veículo na estrada? Neste artigo vamos abordar sobre essas questões, para que seu caminhão esteja dentro das normas estabelecidas pelo Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran.

 

O que são os adesivos refletivos para caminhão? Como saber qual Adesivo Refletivo devo colocar no caminhão?

 Caso você não saiba o que são esses adesivos, ainda neste artigo vamos explicar. Trata-se de um acessório de utilização obrigatória com o intuito de aumentar a visibilidade de um veículo e suas dimensões, altura, comprimento e largura. Na sua composição estão presentes microprismas retrorrefletivos, materiais em reagem à luz emitindo um brilho de modo a facilitar a identificação de automóveis. 

 Esses acessórios são obrigatórios pois ajudam a evitar acidentes nas estradas, principalmente aqueles que aconteceriam em decorrência de pouca visibilidade, seja por questões climáticas como chuvas fortes, neblinas, nevoeiros ou até mesmo pelo sol muito forte, ou em decorrência de falta de infraestrutura, como a falta de iluminação adequada no período noturno.

 Os adesivos possibilitam que outros motoristas tenham consciência da dimensão do seu caminhão, de modo a não realizar ultrapassagens arriscadas nas situações adversas e respeitar a distância mínima de segurança entre os veículos.

 

Quais são os tipos de adesivos refletivos? Como saber qual Adesivo Refletivo devo colocar no caminhão?

Como foi dito, existem tipos diferentes de adesivos para a identificação de caminhões com especificidades diferentes. Se você dirige nas estradas com certa frequência, sabe que as faixas mais comuns são nas cores vermelha e branca, mas ainda existem aqueles caminhões que devem possuir faixas amarelas e pretas.

De acordo com o Denatran, o Departamento Nacional de Trânsito, pela portaria 1164 de 2010, os caminhões que possuírem o Peso Bruto Total, PBT, acima de 3.500 kg cuja data de fabricação ou importação anteceder o dia 1º de Julho de 2004.

Por outro lado, as faixas nas cores vermelha e branca devem ser utilizadas por veículos que possuem PBT superior a 4.600kg e devem ter sido fabricados ou importados após a data de 1º de Julho de 2004.

Além disso, se o seu caminhão for de uma data anterior a essa, mas sofreu alguma modificação após esse período, também deve trafegar com os adesivos em vermelho e branco.

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rota 101 e 116

 

Em Breve a Disposição.

×asdf