A história do Volkswagen Gol

historia-do-gol

A história do Volkswagen Gol

O Gol, aparentemente, terá vida longa em produção e sucesso no mercado de vendas automobilístico. Hoje iremos narrar à história do Gol, que começou a 35 anos, sendo 27 anos de história, o Gol ocupou a liderança de vendas no território Nacional.

O Gol  foi lançado em maio de 1980, e se encontra, atualmente, em sua 5ª geração. A VW produziu, até o ano passado, 6.581.972 unidades do Gol no Brasil, e 1,2 milhões para indústria internacional. O Gol é o 8º veículo da VW em vendas em escala mundial.

O projeto se iniciou em 1976, esse levantou pontos consideráveis para a sua produção, como: resistência, economia, durabilidade e capacidade de cinco pessoas. O nome do automóvel está relacionado com o futebol, de forma estratégica a VW usou da ligação emocional que os brasileiros possuem com o futebol.

Gol – geração 1:

A primeira geração do Gol tinha o motor refrigerado a ar, com 1.300 cm³ e 47cv, e câmbio com quatro marchas. O veículo possuía as linhas inspiradas no Passat, com carroceria tipo hatch e foi o primeiro Gol a possuir as versões S e L, ambas de duas portas. No período, o povo brasileiro não tinha se aberto para carros com quatro portas.

No início da década de 80, o Gol ganhou um motor com mais potência – 1,6 l e 67cv, e refrigeração a ar. Posteriormente, foi lançada uma nova versão do veículo: o Gol GT, de 1,8 l. Em 1988 surgiu o Gol GTI, o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica, com um sistema analógico, desenvolvido especialmente para o Brasil, pois se era proibido à importação de equipamentos digitais..

Gol – geração 2:

O Gol, lançado em 1994, apelidado como “Gol bolinha” foi a primeira grande transformação do veículo – com design mais arredondado, o automóvel tinha um espaço interior maior do que o anterior, e era mais seguro no que tange a ruídos. Em 1998 o Gol teve o update para a versão quatro portas – que logo se tornou tendência entre o público brasileiro.

Gol – geração 3:

Em 1999, o Gol foi readaptado a uma nova versão, com novas linhas, um toque mais esportivo, com mais qualidade e uniformidade no design do automóvel. O Gol G3 foi o primeiro a oferecer garantia de cinco anos contra corrosão. Em 2001 superou o fusca como carro mais vendido no Brasil. Em 2003 ganhou um motor 1.6 total flex, e nesse ano alcançou a marca de quatro milhões de unidades produzidas.

Gol – geração 4:

A nova versão de 2005 veio com um novo visual, e um elemento em V, alinhado com a marca Volkswagen, que veio acompanhada com muitas críticas.  O G4 trouxe uma versão simplificada, com leitura não tão clara, e com o acabamento todo a plástico.

 Gol – geração 5:

No meio de 2008, a VW corrigiu os principais problemas relacionados com a versão G4, e lançou o G5. O veículo ganhou uma nova plataforma, motor e câmbio posicionados transversalmente, com maior largura e altura. Além disso, em 2012 o G5 teve uma reestilização do seu design, o que alinhou uma nova identidade visual da marca, em escala mundial. O veículo possui faróis e lanternas mais quadrados que foram inspirados no Polo europeu.

 

 

 

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rota 101 e 116

 

Em Breve a Disposição.

×asdf