O que são adesivos refletivos obrigatórios?

O que são adesivos refletivos obrigatórios?

O que são adesivos refletivos obrigatórios?

 O que são adesivos refletivos obrigatórios? Se você é um caminhoneiro iniciante ou experiente, é importante que saiba o que são os adesivos refletivos, para que servem e por que são itens obrigatórios segundo a legislação de trânsito brasileira. Para quem está acostumado com as estradas brasileiras, sabe que nem sempre as condições proporcionam maior segurança para os motoristas, dentre elas estão a falta de visibilidade que pode ocorrer por diversos fatores, seja falta de iluminação, chuvas fortes, neblinas, nevoeiros, sol muito forte e outros. Assim, foi necessário que atitudes fossem tomadas para contribuir para a segurança de todos os motoristas que trafegam pelas vias brasileiras. 

 

Para que servem os adesivos refletivos – O que são adesivos refletivos obrigatórios?

 Os adesivos refletivos são acessórios fundamentais para a segurança dos motoristas nas estradas, pois colocam os veículos que o possuem em evidência quando iluminados, de modo que é possível saber as dimensões deles por meio desses adesivos.

 Devido a sua composição, os microprismas retrorrefletivos, os adesivos reagem a luz, seja à iluminação natural ou aos faróis de outros veículos, o que facilita a identificação dos veículos em estradas que não estejam nas condições ideias para dirigir.

 Colocados nas laterais e na traseira dos caminhões, os adesivos são muito importantes para que outros motoristas, seja também de veículos de grande porte ou outros de menor porte, estejam cientes de todo o comprimento e largura do veículo. Isso pode impactar na direção de diferentes maneiras, seja para manter a distância recomendada de um automóvel para outro, seja para fazer algum movimento de ultrapassagem. Por isso, os adesivos devem ser colados de modo a cobrir boa parte dessas dimensões dos automóveis.

 Portanto, entende-se que a principal função desses acessórios seja colocar o caminhão em evidência, o que ajuda a evitar acidentes nas estradas de forma eficiente, sobretudo em situações de pior visibilidade, seja por má iluminação ou por condições climáticas – nevoeiro, chuvas muito fortes, luz do sol, etc.

 Esses adesivos estão disponíveis de diferentes cores com o objetivo de melhorar a identificação dos veículos, sendo elas vermelha, branca, amarela ou preta. 

 

Os adesivos reflexivos segundo a lei – O que são adesivos refletivos obrigatórios?

 Em 2010, o Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, mais importante órgão de regulamentação de trânsito no Brasil, estabeleceu que todos os caminhões, invariavelmente, ou seja, independente de ser ter grande, médio ou pequeno porte, do ano de fabricação, nacionais ou importados, devem utilizar os adesivos refletivos. 

 Os motoristas cujos caminhões não possuírem esses acessórios obrigatórios estão sujeitos à multa em decorrência de uma infração de trânsito grave que pode chegar a R$195,23 e uma penalidade de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. Além disso, em casos em que não é possível sanar a irregularidade, o CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, pode ser recolhido até que se resolvam as pendências.

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rota 101 e 116

 

Em Breve a Disposição.

×asdf