Manutenção preventiva do caminhão

Manutenção preventiva do caminhão

Manutenção preventiva do caminhão

Manutenção preventiva do caminhão – Os caminhões cortam todo o país, transportando os produtos que abastecem grande parte das cidades do Brasil. Diante disso, esses veículos passam muitas horas por dia na estrada, percorrendo milhares de quilômetros.

Por esse motivo, faz-se necessário uma manutenção preventiva, diminuindo os riscos e aumentando a segurança do condutor e das cargas. Fazer uma manutenção preventiva de qualidade também pode oferecer para o dono do caminhão uma economia considerável, tendo em vista que o conserto posterior pode sair bem mais caro.

Dessa forma, nesse artigo falaremos sobre os pontos mais importantes para fazer a manutenção preventiva de um caminhão. Vamos lá!

Manutenção preventiva do caminhão: como fazer?

A manutenção preventiva de um caminhão depende de alguns pontos importantes que devem sempre ser analisados:

– Filtros: Manutenção preventiva do caminhão

Os filtros são elementos que sempre precisam estar em dia em um caminhão. Existem vários filtros em um veículo automotivo: de óleo, de combustível, de ar, dentre outros. É preciso troca-los periodicamente, de acordo com as recomendações do fabricante.

Além da troca periódica, é importante prezar pela qualidade dos novos produtos. Dessa forma, privilegie sempre os produtos originais.

– Óleo do motor: Manutenção preventiva do caminhão

Se você já dirige algum veículo há certo tempo, sabe que a troca de óleo deve ser feita de tempos em tempos. O óleo garante que o motor funcione da maneira correta, sem que as engrenagens gerem muito atrito umas com as outras.

Um caminhão com óleo antigo pode causar vários problemas para o veículo.

– Freios: Manutenção preventiva do caminhão

A grande maioria dos caminhões leva cargas pesadas de um lugar para outro. O Brasil é um país de dimensões continentais, e com grandes diferenças de relevos entre as cidades. Isso faz com que veículos pesado tenham que subir e descer ladeiras praticamente todos os dias, e por isso é importante que os freios estejam em ótimas condições.

Para verificar se um freio está ou não em boas condições, pode-se levar em conta algumas características. Primeiramente, é importante sempre verificar a quantidade de água acumulada nos balões de ar. Essa drenagem deve ser feita de tempos em tempos. Além disso, em segundo lugar, é preciso analisar se as pastilhas – ou lonas – estão em perfeitas condições.

– Suspensão: Manutenção preventiva do caminhão

Como falado anteriormente, caminhões costumar levar cargas pesadas pelas estradas de todo o Brasil. Isso faz bastante pressão sobre o sistema de suspensão, fazendo com que a manutenção seja constantemente necessária.
A fim de analisar a condição da suspensão do caminhão, leve de tempos em tempos a uma oficina. O profissional irá verificar os batentes, molas, bandejas, barras e outros elementos que fazem parte desse sistema.

– Pneus: Manutenção preventiva do caminhão

Os pneus são o contato direto do veículo com o asfalto, e por esse motivo são constantemente desgastados. Pelas constantes cargas dos caminhões, os pneus são desgastados com ainda maior rapidez, e isso faz com que a troca precise ser feita com frequência.

Sempre tenha um estepe no caminhão, para qualquer tipo de emergência.

– Faróis: Manutenção preventiva do caminhão

Os caminhões são veículos grandes, e tem luzes em várias partes. É importante verificar sempre cada uma delas, pois podem ser importantes nas estradas. A grande maioria das estradas do Brasil não são devidamente iluminadas, e são as lanternas que garantem uma boa visibilidade do condutor do veículo.

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rota 101 e 116

 

Em Breve a Disposição.

×asdf